.feed-links{display:none !important;

Total de visitas

sábado, 7 de setembro de 2013

O "Fanático" 07/09/13

O "Fanático"
Há uma linha tênue que separa o fervor espiritual do fanatismo. O tempo e as circunstâncias podem mudar um pouco a posição da linha, mas não muito. A seguir encontram-se sete marcas de um fanático:

Em geral, os fanáticos revelam-se primeiramente por sua incapacidade de manter um senso de proporção em suas crenças e práticas. 
Não apenas são impressionados com alguma verdade importante; sua mente fica logo dominada por ela.
Falam o tempo todo nela.
Vêem tudo em termos dela e assim perdem a visão espiritual e o senso de proporção.
A situação se agrava quando se concentram em um ponto insignificante, como muitas vezes é o caso, até que se agigante a tal ponto de obscurecer todas as principais características da fé.

Veja-se, por exemplo, a fixação de Jesus Cristo com o tal reino dos céus, reino de Deus e evangelho do reino...
Quanto à importantíssima questão do sustento dos obreiros através dos dízimos, Ele nada disse.
Apenas uma referência indireta e facilmente contestável! Sobre a necessidade de uma hierarquia e estrutura organizacional para o avanço da missão da Igreja até os confins do mundo, Ele também se calou.
Nada disse sobre a importância de pertencer a uma denominação legalizada e reconhecida pelo governo, etc.


Os fanáticos buscam fazer com que todos os demais na igreja se conformem a seus pontos de vista. 
É natural que façam isso, porque se crêem que seus pontos de vista são de tremenda importância, por que não deveriam buscar fazer com que todos os outros pensem a mesma forma?
O problema aqui não está tanto com o fervor, mas com os motivos que instigam este fervor.

"Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha." Mateus 12:30.
Já viu radicalismo maior do que este? Ou tudo, ou nada.
Não havia meio termo com o "fanático"...

Os fanáticos sempre condenam os outros que se recusam a aceitar a sua linha de pensamento. 
Quando o fervor se deteriora ao ponto da intolerância, os efeitos mais perigosos do fanatismo são evidenciados.
Os fanáticos, na maioria dos casos, são incapazes de ver que aqueles que se recusam crer, que discordam deles, o fazem com base no senso comum e com honestidade intelectual e espiritual.

A pretensão do "fanático" Jesus era tão grande que ele chegou a dizer aos irmãos da igreja de Israel, que tinham lá seus motivos para discordar dele:
"Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos..." João 8:44.

Em geral, quando os membros da igreja se recusam a aceitar os pontos de vista dos fanáticos, normalmente, estes passam a criticar a igreja e todo o movimento adventista. 
Quando se desenvolve esta disposição crítica, os fanáticos sentem que a igreja está tão distanciada da salvação e irremediavelmente firmada nos maus caminhos que devem retirar-se dela.
Mais de um fanático, finalmente, deixou a igreja.

Depois de criticar e xingar os líderes da igreja de tudo quanto é nome feio, o "fanático" Jesus desejou o mal contra eles e rogou praga dizendo que o templo iria cair.
Veja:
“Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem”. 
Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. 
Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens... 
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para justificá-lo, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo!
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós! 
Ai de vós, guias cegos... Insensatos e cegos! ...
Sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! ...
Serpentes, raça de víboras!
Como escapareis da condenação do inferno? ...
Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre a presente geração. 
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!
Eis que a vossa casa vos ficará deserta....
Não vedes tudo isto?
“Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.” Mateus 23; 24:1-2.

Os fanáticos, a despeito de seu fervor e zelo, raramente realizam qualquer grande bem. 
Tem havido grandes homens de Deus que, por um tempo, foram considerados fanáticos, devido à ênfase que deram a alguns princípios ou características da fé.
Porém o tempo provou que eles foram erroneamente julgados devido a alguns resultados construtivos de sua fervorosa ênfase.
Os fanáticos, quando examinados em termos de anos, são aqueles que deixaram pouco ou nenhum resultado construtivo e um espírito de divisão, crítica e dúvida no círculo ao qual se mudaram. Isto ocorre, quer permaneçam ou não na igreja.

Veja, por exemplo, os frutos de uma das visitas feitas pelo "fanático" Jesus a sinagogas de seu distrito.
Perceba como ele causava problemas com sua pregação independente:
Lucas 4:15-29: 
“E ensinava nas sinagogas, sendo glorificado por todos”.
Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito:
O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.
Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele.
Então, passou Jesus a dizer-lhes: 
Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir... 
Todos na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. 
“E, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao cimo do monte sobre o qual estava edificada, para, de lá, o precipitarem abaixo.”
Ora, se o "fanático" Jesus discordava do que era ensinado na sinagoga, não deveria freqüentá-la, nem interpretar uma passagem bíblica a seu próprio modo, sem submetê-la ao crivo dos irmãos mais experientes.
A liderança daquela sinagoga deveria ser respeitada...
Não se pode, portanto, tirar a razão dos que discordaram dele.

A maioria dos fanáticos parecem se contaminar com a mais sutil das heresias; ou seja, que pelas obras da lei os homens podem ser justificados. 
É muito mais fácil para nós pensarmos que, se seguirmos um determinado programa ou realizarmos certas coisas nos tornará santos e justos à vista de Deus.
Esta heresia muitas vezes se mostra na ênfase que alguns dão à doutrina da reforma de saúde.
Não podemos assegurar a santidade por aquilo que comemos ou deixamos de comer, embora se possa concluir que alguns por seguir os preceitos promoveram a doutrina.
Porém devo apressar-me em dizer que a obediência às leis de nosso físico está vitalmente relacionada com a boa religião.

Confira você mesmo, com seus próprios olhos, algumas das heresias legalistas ensinadas pelo "fanático" Jesus:
Mateus 5:16: "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”.
Mateus 7:22-27: ”Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor”! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci.
Apartem-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.
“Todo aquele”, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.
E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
Mateus 16:27: "Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.”.
João 5:28-29: "Não vos maravilheis disto, porque vêm à hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.”.
João 10:37-38: "Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis; mas, se faço, e não me credes, crede nas obras; para que possais saber e compreender que o Pai está em mim, e eu estou no Pai.”.
João 14:11-12: "Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outra maior fará, porque eu vou para junto do Pai.”.
Apocalipse 22:12: E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.

Os fanáticos, geralmente, se distinguem por seu orgulho espiritual. O orgulho tem milhares de formas de se revelar e de se disfarçar. 
Pode parecer como fervor a Deus, ou mesmo como humildade.
Nada mais é do que orgulho espiritual quando seres finitos, sem quaisquer dons naturais melhores ou adquiridos por treinamento, se assentam para julgar todos os membros da igreja que discordam de seus pontos de vista particulares sobre o viver santo, ou seu senso particular relativo de certas crenças.

O irmão Judas pode ter feito o que fez por ter-se escandalizado com o fato de o "fanático" e orgulhoso Jesus ter aceitado a homenagem daquela ex-devassa, que lhe deu um banho de perfume caríssimo.
 “Vendo isto, indignaram-se os discípulos e disseram”:
Para que este desperdício? Pois este perfume podia ser vendido por muito dinheiro e dar-se aos pobres.
Mas Jesus, sabendo disto, disse-lhes: Por que molestais esta mulher? Ela praticou boa ação para comigo. Porque os pobres, sempre os tendem convosco, mas a mim nem sempre me tendes. “Mateus 26:8-11”.
Ele também não levou em consideração a opinião dos irmãos fariseus, quando "indo ele, estendiam no caminho as suas vestes. E, quando se aproximava da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos passou jubilosa, a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinham visto, dizendo: Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor!
Paz no céu e glória nas maiores alturas! Ora, alguns dos fariseus lhe disseram em meio à multidão: Mestre repreende os teus discípulos! ”Mas ele lhes respondeu: Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão.” Lucas 19:36-40.

Permita-me agora oferecer algumas considerações quanto a como ser zeloso no verdadeiro sentido da palavra.
Cristo poderia declarar: “Pois o zelo da tua casa me consumiu”.
“Ninguém pode duvidar do zelo, ardor e grandeza da obra que Ele realizou”. Porém Ele não estava contaminado pelo fanatismo.
Em primeiro ligar, Ele demonstrou fervor por viver uma vida santa. Sua vida era uma constante censura ao pecado e um estímulo à santidade a todos com quem entrava em contato.

Em momento algum, irmão, estes exemplos de intolerância e desequilíbrio do "fanático" Jesus deveriam ser seguidos:
Marcos 11:15-17:
“E foram para Jerusalém”. Entrando ele no templo, passou a expulsar os que ali vendiam e compravam; derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. 
Não permitia que alguém conduzisse qualquer utensílio pelo templo; também os ensinava e dizia: Não está escrito:
A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? “Vós, porém, a tendes transformado em covil de salteadores”.
João 2:13-17:
“Estando próxima a Páscoa dos judeus, subiu Jesus para Jerusalém”.  E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramaram pelo chão o dinheiro dos cambistas, viraram as mesas e disse aos que vendiam as pombas:
Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio. “Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá.”

Que Deus conceda a cada um de nós, em todas as nossas igrejas, um ardor e zelo cada vez maiores e que Ele nos dê, juntamente com estas graças, as dádivas igualmente importantes do senso comum santificado, do bom julgamento, da humildade e da tolerância para com aqueles que discordam de nós. –
Extraído da seção "Consultoria", da Revista do Ancião,

[Os textos em vermelho, obviamente, foram acrescentados com o objetivo de ironizar a clara intenção da Organização de rotular como fanáticos aqueles que hoje se levantam contra os absurdos por ela praticados].


Nenhum comentário:

Postar um comentário