.feed-links{display:none !important;

Total de visitas

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Boa nutrição.03/05/13

Boa nutrição.
Mudar hábitos não é tarefa fácil, mas é possível.
É um processo de educação e devem ser encarados dessa maneira, com erros, acertos, deslizes, recaídas, etapas vencidas e tudo mais que será necessário nesse processo. 
Tudo em busca da saúde do corpo e da mente, e lembre-se tudo ao seu tempo!
A educação alimentar compreende algo mais complexo, é um processo, ou seja, além da mudança de hábitos alimentares, existe o aprendizado do que é saudável, mantendo aspectos do indivíduo, é a construção do conhecimento, a vivência.
Para que cada um entenda e adquira bons hábitos alimentares e os transmita é necessário que a pessoa participe realmente do processo.


Ela deve querer conhecer os alimentos, suas funções no corpo, sua importância, para entender o porquê desses alimentos serem recomendados.
Comer alimentos saudáveis não significa que os nutrientes estarão exercendo suas funções no nosso organismo.
A biodisponibilidade dos alimentos se refere à parte dos nutrientes que realmente foram aproveitados pelo organismo, ou seja, o que de fato vai ser utilizado para realizar as funções vitais.
Afinal, o ato de comer os alimentos não significa que todos os nutrientes estarão sendo aproveitados pelo organismo.
A digestão começa pela boca e percorre um caminho até chegar ao intestino, onde acontece a absorção dos nutrientes.
Nesse momento podem acontecer interações de nutrientes, vitaminas, minerais e outras substâncias.
Estas interações podem ser positivas ou negativas, auxiliando ou inibindo a absorção entre estes.
A combinação de alimentos nas refeições é importante, pois ajuda nesse processo.
Veja a seguir, os exemplos de combinações que podem prejudicar ou colaborar com o aproveitamento dos nutrientes, vitaminas e sais minerais no organismo:
Influência mútua positivas
Alimentos fontes de vitamina C (laranja, limão, morango, acerola, goiaba, por exemplo) se consumidos junto com alimentos fontes de selênio (aves, grãos integrais, cebola, alho, por exemplo) melhoram a absorção do próprio selênio.
O mesmo acontece com o ferro não heme (presente em vegetais de folha verde escura) se consumido junto com alimentos fontes de vitamina C.
O açúcar do leite (lactose) melhora a absorção do cálcio no organismo, assim como o açúcar da fruta (frutose) contribui com a absorção do ferro.
A vitamina D também colabora com absorção de cálcio.
Fontes de vitamina D são: óleos de fígado e de peixe.
A forma natural de se obter esta vitamina é através da exposição aos raios ultravioletas da luz solar.
Influência mútua negativas
Os taninos, substâncias presentes nos chás (mate e preto) e água tônica diminuem a biodisponibilidade das proteínas, do ferro, zinco e cobre.
O ferro existente no ovo possui uma baixa disponibilidade, pois substâncias presentes no próprio formam com o ferro compostos insolúveis que não são absorvidos.
O consumo excessivo de cafeína pode diminuir a absorção do cálcio no organismo.
Alimentos fontes de cálcio (leite, iogurtes, queijos) e alimentos fontes de ferro não heme (feijão, soja, lentilha, vegetais de folha verde escura) podem inibir a absorção do ferro.
Atualmente é indicado aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras na dieta. Embora isso seja interessante do ponto de vista de algumas patologias, como colesterol elevado, constipação e diabetes, este consumo pode prejudicar a absorção de diversos minerais, entre os quais o cálcio4.
Existem ainda as interações de medicamentos, ou seja, substâncias que podem diminuir a absorção de minerais, por exemplo, o uso de antibióticos e antiácidos. Algumas patologias também podem acarretar em perdas de nutrientes ou diminuição da absorção dos minerais sódio e potássio, como no caso da febre e diarréia.
Em situações fisiológicas como gestação e lactação também ocorrem o aumento de necessidades nutricionais e diminuição da absorção de alguns nutrientes.
Goiaba e Jaca!!!
Duas frutas para vocês se deliciarem:
A Goiaba possui alto valor nutritivo, pois apresentam grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis.
Apresenta formatos diferentes, coloração da casca verde-amarela variável de acordo com a maturação do fruto, polpa de coloração variável podendo ser branca, rosada ou vermelha e interior preenchido por sementes.
A goiaba é um fruto de alto benefício ao organismo humano, além de não conter muito açúcar, gordura e calorias a goiaba auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física.
Deve somente ser evitada por pessoas cujo aparelho digestivo é delicado ou por pessoas que apresenta problemas de intestino preso.
A Jaca é um fruto chega a pesar até 15 Kg.
É rico em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do complexo B.
Aproveitem essas duas frutas e o bem que ela nos trás!!!
Temos algo que nos dá todos os nutrientes, a isso chamamos de frutas!
Além de ser uma delicia, as frutas têm um papel fundamental pro nosso organismo, pois nela encontramos muito líquido, vitaminas, sais minerais entre outros que são importantes pra nossa saúde e nos dão energia.
Para as pessoas que não gostam de muitas calorias, as frutas são realmente indicadas, bem como para quem deseja diminuir o peso.
Elas além das riquíssimas vitaminas elas dão o equilíbrio que precisamos.
Gente se olharmos pra trás a gente teremos a certeza que as frutas são realmente ricas, pois em épocas da história o ser humano se alimentava basicamente da coleta, caça e pesca, mas a maior parte da alimentação era proveniente das frutas.
Abacate e Laranja!
Gosta das duas frutas, a laranja sozinha não necessita de nenhuma adicional para ingerir, já o abacate, sem adicionar algo, por exemplo, o açúcar, não é muito bom, mas se colocar fica muito melhor e se espremer um pouco de laranja da um gosto excepcional.
O abacate pode ser consumido sob a forma de salada, sopa e conserva.
O que comemos é a parte verde-amarelada, meio mole onde está às proteínas, gordura, vitaminas entre outros.
Ele pode ser recomendado pra pessoas com problemas digestivos.
A laranja age no sistema imunológico e possui grande quantidade de vitaminas A, B, C, além disso, encontramos cálcio, fósforo, fibras, óleos e ferro.
A laranja é uma das frutas que praticamente todas as pessoas comem e também ajuda na digestão.
Aditivo Alimentar
Com o desenvolvimento tecnológico da indústria dos alimentos, algumas substâncias, como vitaminas e sais minerais, passaram a ser adicionadas aos produtos para melhorar o seu valor nutritivo.
Além disso, surgiu a necessidade de adicionar outras substâncias com o objetivo de conservar ou melhorar o aspecto, cheiro e sabor dos alimentos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) define aditivo alimentar como sendo "qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento".
Assim, de acordo com essa definição, aquelas substâncias incluídas nos alimentos visando o melhoramento do seu valor nutricional não podem ser chamadas de aditivos alimentares.
Muitas pessoas, que vêm com desconfiança os aditivos de alimentos, talvez não saibam que, antes de serem liberados para o uso, é exigida uma análise dos possíveis efeitos tóxicos dessas substâncias para o organismo e que o seu emprego somente é autorizado em concentrações que não ultrapassem o valor de ingestão diária aceitável, que é recomendado.
Feijão
Feijão, alguém pode viver sem os nutrientes que ele nos propõe?
Não acredito que a gente viva saudável sem o consumo do feijão, pois é riquíssimo em nutrientes indispensáveis pra nossa saúde.
É sem dúvida o alimento mais consumido no mundo. Em nosso dia-a-dia geralmente ele esta presente assim como também o arroz, pois é tradicional de nossa cultura e culinária.
A produção do feijão é mais difícil do que a do milho, trigo, soja entre outros, pois é uma planta baixa e não é adequada ao uso da máquina para a colheita, assim digo  o trabalhador sofre muito por passar horas e horas abaixado e assim ao final do dia é muito comum a dor nas costas do trabalhador.
Todos sabem que existem vários tipos de feijão e entre eles os mais comuns são o feijão carioca ou carioquinha e o feijão preto.
Existem outros tipos de feijão, mas os mais costumeiros são os que acabaram de lhes falar.
Amigos uma boa feijoada quem não gosta?
E é claro que o feijão é um alimento indispensável!!!
Eu como sem qualquer mistura, mas sem o feijão não desce. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário