Pablo Ruiz Picasso
Pintor
Pablo Ruiz
Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um
pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou
a maior parte da sua vida na França. É conhecido como o cofundador do cubismo-
ao lado de Georges Braque -, inventor da escultura construída, o inventor da
colagem e pela variedade de estilos que ajudou a desenvolver e explorar. Dentre
as suas obras mais famosas estão os quadros cubistas As Meninas D’Avignon
(1907) e Guernica (1937), uma pintura do bombardeio alemão de Guernica durante
a Guerra Civil Espanhola.
Picasso, Henri
Matisse e Marcel Duchamp são considerados os três artistas que mais realizaram
desenvolvimentos revolucionários nas artes plásticas nas décadas iniciais do
século XX, responsável por importantes avanços na pintura, na escultura, na
gravura e nas cerâmicas.
O pintor de
Málaga demonstrava talento artístico desde jovem, pintando de forma realista
por toda a sua infância e adolescência. Durante a primeira década do século XX,
o seu estilo mudou graças aos seus experimentos com diferentes teorias,
técnicas e ideias. Sua obra geralmente é classificada em períodos. Enquanto os
nomes de muitos dos seus períodos finais são controversos, os períodos mais
aceitos da sua obra são o período azul (1901-1904), o período rosa (1904-1906),
o período africano (1907-1909), o cubismo analítico (1909-1912) e o cubismo
sintético (1912-1919).
Excepcionalmente
prolífico durante a sua longa vida, Picasso conquistou renome universal e
imensa fortuna graças às suas conquistas artísticas revolucionárias,
tornando-se uma das mais conhecidas figuras da arte do século XX.
Nasceu na
cidade de Málaga, em Andaluzia, região da Espanha, e recebeu o nome completo de
Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios
Cipriano de la Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso, filho de María Picasso y
López e José Ruiz Blasco.
Em torno do seu
nascimento surgiram várias lendas, algumas das quais Picasso se esforçou para
promover. Segundo uma delas, Pablo nasceu morto e a parteira dedicou a sua
atenção à mãe acamada. Só o médico, Don Salvador, o salvou de uma morte por
asfixia soprando-lhe fumo de um charuto na face. O fumo fez com que Picasso
começasse a chorar. O seu nascimento no dia 25 de outubro de 1881, às onze e um
quarto da noite, seria assim descrito por Picasso aos seus biógrafos, que assim
o publicavam de boa vontade.
Roland Penrose,
um dos mais conhecidos biógrafos de Picasso, procurou nas suas origens a razão
da sua genialidade e da sua abertura à arte, algo natural na compreensão de um
gênio. Na geração dos seus pais são vários os vestígios. O seu pai era pintor e
desenhista, de bem medíocre talento. Don José dedicava-se a pintar os pombos
que pousavam nos plátanos da Plaza de la Merced, perto da sua casa.
Ocasionalmente, pedia ao filho para lhe acabar os quadros. A linhagem paterna
possibilitou-se estudar até ao ano de 1841. Da descendência materna pesquisada,
Dona María contava entre os antepassados com dois pintores. As feições de
Picasso são também semelhantes às da mãe.
Os primeiros
dez anos de vida de Pablo são passados em Málaga. O salário pequeno do pai como
conservador de museu e professor de desenho na Escuela de San Telmo a custo
assegurava o sustento da família. Quando lhe ofereceram uma colocação com
melhor remuneração no Instituto Eusébio da Guarda, no norte do país, à
hesitação sobrepôs-se a necessidade, e junto com a família, don José parte para
a Corunha, capital de província à beira do Oceano Atlântico.
Os desenhos de
infância de Picasso representavam cenas de touradas. Sua primeira obra,
preservada, era um óleo sobre madeira, pintada aos oito anos, chamada O
Toureiro. Picasso conservou esse trabalho por toda a sua vida, levando-o
consigo sempre que mudava de casa. Anos mais tarde pintou outro quadro
semelhante, A morte da mulher destacada e fútil. Picasso está zangado e
rebelde. Este quadro é claramente uma expressão injuriosa da sua relação com a
mulher.
A preocupação
principal do pai com o pequeno Pablo era o seu aproveitamento escolar, mas nem
por isso dispensou a oportunidade de fomentar o talento do filho. Desenhar foi
desde cedo a forma mais adequada de Picasso se exprimir e, talvez por isso,
secundário.
Recusa
claramente o ensino usual, e encarrega-se ele próprio da sua formação
artística. Com treze anos, e seguindo o modelo do pai, Picasso atingira já a
perícia do progenitor (que também não era de grande refinamento). Ao contrário
do que apontam algumas listas, Picasso era destro, como se pode ver no célebre
documentário The Mystery of Picasso.
A família
transferiu-se novamente, desta vez a Barcelona, na primavera de 1895, e a prova
de admissão na escola de arte La Lonja são feita com sucesso. O trabalho que
deveria apresentar ao fim do mês, Pablo apresentava-os ao fim de poucos dias,
ao cabo que o seu trabalho se destacava, inclusive, do dos finalistas. Com
quatorze anos, Picasso conseguia superar as exigências de uma conceituada
academia de arte. Trabalhos académicos, que segundo o próprio, ao cabo de
vários anos o assustavam. Os trabalhos que fazia colocavam-no na série de
conceituados pintores de Barcelona, como Santiago Rusiñol e Isidro Nonell, e o
seu quadro A Primeira Comunhão é exposto na célebre exposição da época na
cidade. Apesar de ter optado por uma temática religiosa, este não deixa de ser
um acontecimento privado, do plano familiar. Apesar de realista e de satisfazer
as exigências académicas, por outro lado a obra acaba por ser uma tentativa de
combate ao convencionalismo.
Depois de uma
estadia em Málaga, em 1897 instala-se em Madrid.
Em Madrid,
instalado num novo atelier, inscreve-se na mais próspera e conceituada academia
de artes espanhola, a Real Academia de Belas-Artes de São Fernando.
Constantemente, visitava o Museu do Prado, onde copiava os grandes mestres,
captava-lhes o estilo e tentava imitá-lo, o que se revelou, por um lado, um
avanço, pois desenvolvia capacidade efémeras, e por outro lado, uma estagnação
de um génio criativo limitado à cópia do trabalho dos históricos, cujas obras
também vieram a ser alvo de uma revisitação e reinterpretação de Picasso em
fases mais avançadas.
Porém, a sua
estadia em Madrid é interrompida. No início de Julho daquele ano, Picasso
adoece com escarlatina e a recuperação obriga-o a retornar a Barcelona,
recolhendo-se logo a seguir com Manuel Pallarés, seu amigo, para a aldeia Horta
de Ebro, nos Pirenéus. O recolhimento ajudou-o a restabelecer novos e
ambiciosos projetos que levou a cabo assim que regressou a Barcelona.
Afastara-se da academia e do lar paterno, e procurava abrir-se às inovações da
arte espanhola, mantendo-se em contato com os seus representantes mais
célebres. O espaço de cultura da vanguarda espanhola era o café Els Quatr Gats.
Ali conheceu os modernistas e rivalizou com a arte destes, influenciada pela Arte
Nova francesa e pelas vanguardas britânicas.
Em 1900, nas
instalações do mesmo estabelecimento, abre ao público a sua primeira exposição.
Entretanto, o desejo de conhecer Paris aumentava ainda mais.
Após iniciar
como estudante de arte em Madrid, Picasso fez sua primeira viagem a Paris
(1900), a capital artística da Europa. Lá morou com Max Jacob (jornalista e
poeta), que o ajudou com a língua francesa. Max dormia de noite e Picasso
durante o dia, ele costumava trabalhar à noite. Foi um período de extrema pobreza,
frio e desespero. Muitos de seus desenhos tiveram que ser utilizados como
material combustível para o aquecimento do quarto.
Em 1901 com
Soler, um amigo, funda uma revista Arte Joven, na cidade de Madri. O primeiro
número é todo ilustrado por ele. Foi a partir dessa data que Picasso passou a
assinar os seus trabalhos simplesmente “Picasso”, anteriormente assinava “Pablo
Ruiz y Picasso”.
Na fase azul
(1901 a 1905), Picasso pintou a solidão, a morte e o abandono. Quando se
apaixonou por Fernande Olivier, suas pinturas mudaram de azul para rosa,
inaugurando a fase rosa (1905 - 1906). Trabalhava durante a noite até o
amanhecer. Em Paris, Picasso conheceu um selecto grupo de amigos célebres nos
bairros de Montmartre e Montparnasse: André Breton, Guillaume Apollinaire e a
escritora Gertrude Stein.
Na fase rosa há
abundância de tons de rosa e vermelho, caracterizada pela presença de
acrobatas, dançarinos, arlequins, artistas de circo, o mundo do circo. No verão
de 1906, durante uma estada em Andorra, sua obra entrou em uma nova fase
marcada pela influência das artes gregas, ibérica e africana, era o
protocubismo, o antecedente do cubismo. O célebre retrato de Gertrude Stein
(1905 - 1906) revela um tratamento do rosto em forma de máscara.
Em 1912,
Picasso realizou sua primeira colagem, colou nas telas pedaços de jornais,
papéis, tecidos, embalagens de cigarros.
Apaixonou-se
por Olga Koklova, uma bailarina. Casaram-se em 12 de julho de 1918. Neste
período o artista já se tornara conhecido e era um artista da sociedade. Quando
Olga engravidou, criou uma série de pinturas de mães com filhos.
Em 1927 conhece
Marie-Thérèse Walter, uma jovem francesa com 17 anos, e com a qual o artista
manteve uma relação amorosa.
Nos primeiros
tempos, a presença da jovem musa nos quadros de Picasso manteve-se oculta, uma
vez que o pintor continuava casado com a russa Olga Khokhlova.
A divulgação
pública dos retratos de Marie-Thérèse acabou por precipitar a revelação da
relação secreta. Em 1935 teve uma filha de Marie-Thérèse, chamada Maya
Widmaier-Picasso.
Entre o começo
e o fim da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), dedica-se também à escultura,
gravação e cerâmica. Como gravador, domina as diversas técnicas: água-forte,
água-tinta, ponta-seca, litogravura e gravura sobre linóleo colorido. Além
disso, sua dedicação à arte escultórica era esporádica. Cabeça de Búfalo,
Metamorfose é um grande exemplo de seu trabalho com esse meio. É considerado um
dos pioneiros em realizar esculturas a partir de junção de diferentes
materiais.
Em 1943,
Picasso conhece a pintora Françoise Gilot e tem dois filhos, Claude e Paloma,
encontrou um pouco de paz e pintou Alegria de Viver.
Em 1968, aos 87
anos, produziu em sete meses uma série de 347 gravuras recuperando os temas da
juventude: o circo, as touradas, o teatro, as situações eróticas. Anos mais
tarde, uma operação da próstata e da vesícula, além da visão deficiente, põe
fim às suas actividades. Como uma honra especial a ele, no seu 90.º
aniversário, é comemorada com exposição na grande galeria do Museu do Louvre.
Torna-se assim o primeiro artista vivo a expor os seus trabalhos no famoso
museu francês.
Pablo Picasso
morreu a 8 de abril de 1973 em Mougins, França, com 91 anos de idade. Na noite
anterior ele havia brindado com os amigos dizendo “Bebam à minha saúde. Vocês
sabem que não posso beber mais.” Picasso depois teria ido pintar até três da
manhã antes de ir dormir. Acordou na manhã seguinte com dores no peito e sem
conseguir se levantar, morrendo poucos minutos depois de um infarte.
Encontra-se
sepultado no Castelo de Vauvenargues, Aix-en-Provence, Provença-Alpes-Costa
Azul, sul de França.
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