.feed-links{display:none !important;

Total de visitas

sábado, 8 de fevereiro de 2014

A falta de água em sua torneira.

A falta de água em sua torneira.
O fogo consome rapidamente, a água desgasta lentamente, morrer queimado seria melhor do que de sede.
            Faça um teste: pergunte para algumas pessoas se elas conseguem te dar 4 motivos ambientais ou socioeconômicos para evitarmos a destruição de matas.
É bem provável que nenhuma delas consiga lhe dizer nem 2 motivos coerentes, os governantes e legisladores do nosso país têm a mesma consciência sobre o assunto.
Entre os diversos recursos que a natureza disponibiliza, a água é o mais essencial à vida do homem e de todas as espécies de plantas e animais que habitam o nosso planeta.
Ela é, também, considerada um importante regulador do clima na Terra.
Trata-se de um recurso natural presente em todas as partes da crosta e na atmosfera terrestre.
É indispensável à existência e ao bem-estar do homem, e à manutenção dos ecossistemas do planeta.
Portanto, não é nenhum exagero dizer que a água, tal como o sol, é praticamente indissociável da vida na Terra.
Tendo em vista a vital importância da água de boa qualidade e a possibilidade de ocorrer a sua escassez em várias regiões do planeta, em um futuro mais próximo do que muitos imaginam, esse problema tornou–se uma das maiores preocupações de especialistas no assunto.
Portanto, embora a água seja um recurso natural renovável, o que se espera é que haja uma corrida contra o tempo visando a um uso racional, tratando a água com muito cuidado, evitando gastos excessivos e indiscriminados, e a poluição.
Caso contrário, futuramente, os sérios transtornos no abastecimento serão inevitáveis.

            O desmatamento nas nascentes além de secá-las causa o assoreamento dos rios, ribeirões e córregos, lagos, lagoas.
 Assoreamento é a obstrução, por sedimentos, areia ou detritos quaisquer, de um estuário, rio, baía, lago ou canal.
As principais causas do Assoreamento de rios, ribeirões e córregos, lagos, lagoas e nascentes estão relacionadas aos desmatamentos, tanto das matas ciliares quanto das demais coberturas vegetais que, naturalmente, protegem os solos. A exposição dos solos para práticas agrícolas, exploração agropecuária, mineração ou para ocupações urbanas, em geral acompanhadas de movimentação de terra e da impermeabilização do solo, abrem caminho para os processos erosivos e para o transporte de materiais orgânicos e inorgânicos, que são drenados até o depósito final nos leitos dos cursos de água e dos lagos.
Como conseqüência deste desmatamento, acaba-se obtendo alguns prejuízos ambientais como:
1 - Perda de biodiversidade:
Os seres vivos que hoje estão nas vegetações nativas foram originados por um lento processo evolutivo, que levou bilhares de anos.
A perda da diversidade de seres, além da perda de variedade genética, é um processo irreversível. O que abala qualquer forma de ecossistema;
2 - Degradação dos mananciais:
A retirada da mata que protege as nascentes causa sérios problemas ao bem que está cada vez mais escasso em todo o mundo: a água.
Isso ocorre principalmente devido à impermeabilização do solo em torno da água;
3 - Aterramento de rios e lagos:
Com o solo sem cobertura vegetal abundante, a erosão ocorre em intensidade e freqüência espantosas, sendo o solo levado diretamente aos rios e lagos. Lembrando que a erosão é a perda de solo causada por água e vento. Esse processo faz com que o volume dos lagos seja limitado, e a vazão dos rios seja comprometida.
Portanto, a falta de água bate a vossas torneiras deixando-as secas como areia fora do rio, antes que sejas tarde junte e lute para não secar a garganta.
Se fores preciso guerreai contra o caçador que estais no poder, melhor ser caça ferida podendo ser curada do que uma levada nas costas.

Juntai-vos tarde do que nunca, liberdade antes tarde do que jamais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário