.feed-links{display:none !important;

Total de visitas

terça-feira, 16 de abril de 2013

Lombos à sua moda16/04/13

Lombo Grelhado com Abacaxi
Lombo preparado à sua moda;
Várias fatias de abacaxi;
Manteiga ã gosto;
Açúcar queimado;
Gotinhas de rum.
Modo de Fazer
Prepare um lombinho bem à sua moda e com os temperos de sua preferência e à hora de levar à mesa, guarneça com fatias de abacaxi (fruta fresca) passada levemente em manteiga com um pouco de açúcar queimado e gotinhas de rum. É uma delícia e fica lindo.
Para acompanhar, apenas arroz branco ou purê de batatas e ainda uma salada leve, com alface, tomate, ovos, etc.



Lombo com Maças
1 ½ kg de lombo com suco de 2 limões;
2 garrafinhas de cerveja branca;
2 cebolas picadinhas;
2 dentes de alho espremido;
1 pitada de sal;
Pimenta a gosto;
Salsa e cebolinha a gosto;
1 colher de (sopa) de manteiga;
½ xícara de óleo Mazola;
2 tabletes de caldo de carne  esfarelados;
1 pedaço de papel alumínio.
Modo de Fazer
Tempere na véspera. Na hora de assar escorra o molho e reserve. Coloque o lombo em assadeira untada, cubra com uma colher de (sopa) de manteiga. Asse em forno moderado, durante 1 hora. Regue o molho reservado e continue assando em um forno mais fraco, durante 1 hora. Corte o lombo depois de dourado, em fatias não muito finas, e coloque numa travessa aquecida. Escorra o molho da assadeira e encha 2 xícaras, juntando água se necessário. Misture 1 colher de (sopa) de Maisena, desmanchada em ½ xícara de água, sal e pimenta a gosto. Cozinhe mexendo até engrossar.
Despeje sobre as fatias de lombo e sirva com 6 maçãs em fatias, fritas na manteiga. Tudo bem quente.
Lombo com Presunto
1 ½ kg de lombo de porco;
1 abacaxi maduro ao ponto;
Presunto em fatias;
2 limões;
3 a 4 dentes de alho;
1 cebola ralada;
Pimenta-do-reino em pó;
Manteiga;
Sal;
Salsa, cebolinha verde e manjerona;
Louro;
1 colher de (sopa) de vinagre;
Vinho branco seco.
Modo de Fazer
Tempere o lombo de véspera com sal, suco de limão, o vinagre, a cebola, o alho, os cheiros-verdes, o louro e pimenta a gosto. No dia seguinte corte a carne em fatias enviesadas, sem, contudo separar os pedaços. Em cada abertura, coloque uma fatia de abacaxi e uma de presunto. Prenda com palitos, presunto com manteiga regue com a vinha-d’alhos coada e meio copo de água. Cubra com papel impermeável e asse em forno moderado. De vez em quando, levante o papel e regue com o molho de assadeira e com um pouco de vinho seco. Estando pronto, arrume em uma travessa, guarneça com milho verde e ervilhas, passadas por manteiga quente, em salsa picadinha ou com a guarnição da preferência.
Picado de Lombo
1 ½ de lombo de porco;
1 lata de abacaxi natural;
1 lata de pêssego em compota;
1 copo de vinho branco seco;
2 limões;
1 colher de (sopa) de molho inglês;
1 colher de (chá) de mostarda em pasta;
1 colher de (chá) de pimenta-do-reino moída na hora;
3 dentes de alho;
1 cebola grande;
2 colheres de (sopa) bem cheias de manteiga;
2 colheres de (sopa) de óleo;
Sal a gosto.
Modo de Fazer:
Corte o lombo em pedacinhos e tempere com sal, limão, alho socado, molho inglês, mostarda, pimenta-do-reino e vinho. Tampe e deixe repousar até o dia seguinte.
Escorra bem a vinha-d’alhos e polvilhe a carne com farinha. Escorra bem em compotas, ponha em uma peneira, lave em água corrente, esprema um pouco e depois corte em pedaços regulares.
Doure a cebola batidinha na manteiga e óleo, junte a carne e vá mexendo, até dourar bem. Feito isso, adicione a vinha-d’alhos, deixe ferver até evaporar e vá juntando água com qualidade necessária para cozinhar a carne e ficar com um pouco de molho. Feito isso, prove o sal (se necessário, retire o excesso de gordura). Adicione as compotas, agite a panela, deixe apenas levantar nova fervura, retire e sirva em seguida. Acompanhe com arroz branco.
Pernil de Porco Rápido
1 perna de porco de aproximadamente 6 kg;
1 garrafa de vinho branco seco;
½ copo de suco de limão;
6 dentes de alho;
2 cebolas;
1 pimentão;
2 folhas de louro;
2 cravos-da-índia torrados e moídos;
1 abacaxi grande e maduro;
1 colher de (sopa) de pimenta-do-reino moída na hora;
1 colher de (sopa) de mostarda em pasta;
1 colher de (sopa) de molho inglês;
½ xícara de azeite;
Manteiga;
Salsa, cebolinha verde e manjerona;
Sal a gosto.
Modo de Fazer
Fure toda a carne, ponha em uma vasilha grande e tempere muito bem com alho socado, o cravo, a pimenta, o molho inglês, a mostarda, o azeite e sal a gosto.
Regue com o vinho, o suco de limão e dois copos de água. Junte as cebolas em rodelas, o louro, o pimentão em tiras e boa porção de salsa, cebolinha e manjerona. Cubra e deixe repousar até o dia seguinte.
No outro dia, retire a carne da vinha-d’alhos, besunte bem com a manteiga e arrume em um tabuleiro. Cubra com papel impermeável e leve ao forno moderado para assar. De vez em quando regue com o molho da assadeira e com a vinha-d’alhos coada. Quando pernil estiver quase cozido e assado, cubra-o inteiramente com rodelas de abacaxi (prenda com palitos). Salpique manteiga sobre o abacaxi, regue com o molho da assadeira e deixe acabar de assar. Depois de pronto, arrume o pernil em sua travessa, solte as fatias e guarneça ao redor.
Rosbife Frio
2 kg de filé mignon, contrafilé ou alcatra;
3 dentes de alho;
1 cálice de vinagre;
3 cálices de vinho branco seco;
1 cálice de suco de limão;
½ xícara de azeite ou óleo;
1 colher de (chá) de pimenta-do-reino mal socada;
1 folha de louro;
Salsa e cebolinha verde;
2 cebolas em rodelas;
1 pimentão;
Manteiga;
Sal a gosto.
Modo de Fazer
Limpe a carne e tempere de véspera com sal, o alho socado, a pimenta-do-reino, o suco de limão, o vinagre, o vinho e o azeite. Junte as cebolas e o pimentão picados, o louro e alguns ramos de salsa e cebolinha verde.
No outro dia, retire a carne dos temperos, amarre fortemente com um barbante grosso, unte com muita manteiga, coloque em uma assadeira, cubra com papel alumínio ou impermeável e leve ao forno quente para assar. De vez em quando, pincele o assado com manteiga e regue com o molho da assadeira e com a vinha-d’alhos coada. Estando macia e com a crosta tostada, retire do forno, deixe esfriar, corte em fatias bem finas e sirva com salada russa e molho de maionese bem picante.
Vitela á Marengo
1 kg de vitela;
3 colheres de (sopa de manteiga);
1 cebola grande picada;
2 colheres de (sopa) de farinha de trigo;
1 xícara de (chá) de vinho branco seco;
1 tablete de caldo de carne Maggi dissolvido em 3 xícaras de (chá) de água fervente;
1 colher de (chá) de sal;
Pimenta do reino a gosto;
1 colher de (sopa) de catchup;
1 colher de (sopa) de tempero Gril Maggi;
1 maço de salsa picada.
Modo de Fazer
Refogue na manteiga a vitela cortada em pedaços médios e a cebola, deixando fritar até que seque bem. Salpique a farinha de trigo, por cima, e mexa até dourar um pouco. Acrescente os demais ingredientes e cozinhe em fogo baixo, em panela tampada, mexendo de vez em quando, para não pegar no fundo da panela. Em 1 ½ horas, aproximadamente, a carne estará macia e pronta para servir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário