.feed-links{display:none !important;

Total de visitas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Como surgem as verrugas? 02/10/13

Você sabe Como surgem as verrugas?
"São resultado de um acúmulo de células que aumenta a espessura da pele", explica a dermatologista Aparecida M. Moraes, da Unicamp.
O responsável mais comum por essas saliências é o papiloma-vírus humano (HPV). Ele penetra na pele e nas mucosas e parasitas as células, fazendo-as se multiplicar. "As verrugas virais são mais comuns em crianças e adolescentes ou em pessoas com deficiências da imunidade, como as que fizeram transplantes de órgãos ou tem o vírus HIV", diz o dermatologista Sergio Henrique Hirata, da Unifesp. Apesar de serem lesões benignas, as verrugas devem ser removidas por um dermatologista, que, para isso, usa substâncias cáusticas, nitrogênio líquido ou curetagem. O acompanhamento profissional é indicado para evitar inflamações, infecções, lesões de outras partes da pele e a transmissão do vírus.
CISTO
É uma saliência com recheio.
Na pele, o tipo mais comum é o sebáceo, recheado de material seboso amarelado ou avermelhado. Costuma ser indolor e aparece com mais freqüência nas costas, no couro cabeludo, na orelha e no rosto.
VERRUGA
Saliência áspera esbranquiçada, amarelada ou escurecida, com diferentes formatos, que se forma pela multiplicação do vírus HPV. É mais comum em mãos, pés, joelhos e cotovelos, provavelmente porque esses locais sofrem mais arranhões. Às vezes, desaparece sozinha.

SARDA
Nesse caso, não há a proliferação de células. A mancha superficial, com tamanho que varia entre poucos milímetros e 1 cm, dá as caras quando o pigmento marrom da pele (conhecido como melanina) se multiplica de maneira irregular. Isso pode acontecer por causa da exposição solar
OLHO DE PEIXE
Nome popular de uma verruga viral localizada na planta do pé. Como o peso do corpo faz com que sofra uma compressão constante, o olho de peixe penetra na sola e fica embutido dentro da pele, deixando à mostra apenas pontos mais escuros
CALO
O atrito constante faz com que a camada superficial da pele (epiderme) se torne mais grossa para proteger a região contra algum tipo de machucado. Por isso, é comum, por exemplo, em quem usa sapatos apertados e em músicos, que repetem movimentos manuais.
PINTA
É formada quando as células que dão cor à pele se multiplicam em excesso, mas normalmente não passa de 0,5 cm. Pode ser superficial ou afetar a derme (camada mais profunda da pele), ficando mais saliente. Uma pinta grande e irregular pode ser um câncer de pele (melanoma).



Nenhum comentário:

Postar um comentário